Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
| Página Inicial | Legislações | CTNBio 

Resolução Normativa Nº 4, de 16 de agosto de 2007

Norma: Resoluções
Resumo:
Dispõe sobre as distâncias mínimas entre cultivos comerciais de milho geneticamente modificado e não geneticamente modificado, visando à coexistência entre os sistemas de produção.
Link:
Data no DOU: 23/08/2007
Seção no DOU: 1
Página no DOU: 19
Revogado: Não
Norma Revogada:
Alterações no Item da Legislação:
Destacar na primeira página?: Não
Texto:
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - CTNBio, no uso de suas atribuições legais e regulamentares, em observância às disposições contidas no inciso II do art. 14 da Lei n.º 11.105, de 24 de março de 2005, resolve:

Art. 1º. Estabelecer as distâncias mínimas de isolamento a serem observadas entre cultivos comerciais de milho geneticamente modificado e cultivos de milho não geneticamente modificado, para permitir a coexistência entre os diferentes sistemas de produção no campo.
§ 1º . Para os fins desta norma, entende-se por milho geneticamente modificado aquele obtido por técnica de engenharia genética, assim como suas progênies.
§ 2º. Os preceitos contidos na presente Resolução Normativa não se aplicam às atividades de produção de sementes, reguladas pela Lei n.º 10.711, de 05 de agosto de 2003, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas.
Art. 2º Para permitir a coexistência, a distância entre uma lavoura comercial de milho geneticamente modificado e outra de milho não geneticamente modificado, localizada em área vizinha, deve ser igual ou superior a 100 (cem) metros ou, alternativamente, 20 (vinte) metros, desde que acrescida de bordadura com, no mínimo, 10 (dez) fileiras de plantas de milho convencional de porte e ciclo vegetativo similar ao milho geneticamente modificado.
Art. 3º. A presente Resolução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.


Walter Colli
Presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança

| Topo | Imprimir |

   MENU
CTNBio
CIBio
Comunicados CIBio
Gestão Administrativa
Legislações
Legislation
Documentos
Aprovações Comerciais
Commercial Aprovals
Eventos
Outros Links
Orgãos de Fiscalização
Fale Conosco
Requerimento de Cópias e Pedido de Vistas
Posição da CTNBio sobre os trabalhos de Séralini com milho transgênico - CTNBio position about Séralini report transgenic corn
Comunicado aos Presidentes das CIBios
Rigor e Transparência na Avaliação de Biossegurança de OGM no Brasil - Rigor and transparency on GMO biosafety assessment in Brazil
Perguntas mais Frequentes (novo)
Sistema de Gerenciamento de Documentos - GED
 
 

Copyright ©2006 CTNBio
Setor Policial Sul -SPO Área 5 Quadra 3 Bloco B - Térreo Salas 10 à 14 CEP - 70610-200 BRASÍLIA - DF
TEL: (61) 3411-5516 FAX: (61) 2033-7475 - Assessoria de Imprensa: (61) 2033-7515
    secretariactnbio@mcti.gov.br